4 de jan. de 2013

NAMORO CRISTÃO: AS ETAPAS DO NAMORO


O nosso namoro é marcado por etapas importantes. Aqui não queremos dizer que todo namoro é assim  mas sim partilhar o que vivemos.
O tempo inicial foi marcado por descobertas, novidades. Começo de namoro é só alegria. Carinho, afeto. Cada dia uma nova surpresa e o encantamento cresce. A partilha do que tenho de melhor. Um tempo onde fizemos muitas coisas um pelo outro. Flores, bilhetes, presentes, presença.
Depois de algum tempo vamos percebendo com mais clareza os limites um do outro. Me lembro bem: quando fizemos um ano de namoro começamos a viver algumas tensões que antes não existiam. E isto é sinal de que o namoro vai acabar? Não. Isto é sinal de que estamos sendo livres um com o outro, nos mostrando tal como somos, especialmente nossas imperfeições. Depois de um desentendimento, conversar até resolver o assunto, onde os dois riem muito, choram, e descobrem mais uma vez que se amam. Aqui o que fazíamos um pelo outro continuava importante, mas o significado de cada gesto fica mais profundo. Permanecer na alegria é consequência de trilhar bem o caminho fazendo escolhas certas.
Hoje percebemos uma terceira etapa, o tempo da decisão. Como diz uma linda canção: “se amor é decisão eu decidi te amar”. Essa decisão já existe desde a origem do namoro mas nesta etapa ela ganha força. Continuam os presentes, o carinho, a presença mas aqui eles tem uma força maior: o que vale mais é quem o outro é para mim. Verdade, acolhimento, amor. Decidir-se por amar não é um fardo. Ao contrário, traz para o relacionamento uma qualidade na decisão de acolher o outro como quem ele é e assim ajudá-lo a ser melhor. Se o começo do namoro é só alegria, o tempo passa e ela se multiplica.
Esperamos que nossa partilha te ajude.
Deus abençoe!